sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Balanço de 2011

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”

Sêneca

Inspirado por Investindo Todo Mês, resolvi montar meu Balanço de 2011.

Balanço de 2011.

Antes de qualquer coisa, fazer um breve histórico financeiro. Desde 2003 eu tinha uma poupança, aberta por meu pai, com um aporte inicial (e único) de R$ 100,00.

Em 2010 começo a namorar com aquela que será minha futura esposa (Casamento previsto para 2015/2016, quando usarei uma parte do que estiver investido), quem me incentiva a reativar a poupança visando ao nosso matrimônio. Enrolação minha pra lá, enrolação minha pra cá, fui a algumas palestras em Junho/11 na Magnum Investimentos (Corretora afiliada da XP). Foi meu pontapé inicial. Fiquei acompanhando, de fora, o mercado. Conheci alguns blogs de investidores (Viver de Renda, Heavy Metal, HC Investimentos), o que me incentivou a estar nesse meio.

Comecei a investir em Julho/11, após muita pesquisa na internet, cheguei a um fundo de renda fixa da Geração Futuro, que rende, em média, 0,85% a.m. Pensava, de início, ficar apenas com esse fundo, enquanto ia aprendendo mais sobre ações, Fundos Imobiliários...

Procurei por corretoras baratas (a XP é super cara, para mim, pequeno investidor, e cobra a custódia), achei a MyCap, onde estou até hoje e gosto muito do atendimento também. Me deram uma semana de corretagem grátis, fui à farra... Porém não sabia o que fazer, fiz muitas merdas, como, por exemplo, ter comprado apenas 1 ELPL4 ou ter comprado uns verdadeiros King-Kongs como Grupo Jereissati... Bateu aquele desespero e as vendi (detalhe: fora do período de corretagem de graça) e me lasquei, tendo um prejuízo de mais ou menos R$ 70,00 ou quase 20% do investido.

Em Setembro/11 aportei o que recebi das vendas, alocando no fundo de Renda Fixa, em FII e comprando ETER3 (uma ótima ação, pena que eu tenho apenas 9 ações, quero, o quanto antes, aumentar minha posição nessa empresa, uma ótima empresa, muito bem administrada).

Em Dezembro/11 levei uma surra do efeito manada (vou relatar melhor no início de Janeiro/12, quando eu fizer o Relatório Mensal). Comprei GOLL4 a R$ 16,73, jurando que ia abalar. De fato, abalei, abalei meus investimentos. Porém, estou vacinado, só a venderei quando puder amenizar o erro, pois, pelo contrário, seria fazer um novo erro ao vendê-la com um preço menor que o da compra (tal qual Heavy Metal e sua saga com as PETR), não necessito do dinheiro agora... deixar ela lá, até chegar o ponto de vendê-la.

Enfim... tive meio ano de investimentos, aprendizados, novas experiências. Minha ideia inicial era de terminar o ano com a marca mágica de R$ 1.000,00, a qual foi atingida, devo terminar o ano com R$ 1.020,00.

Erros: Pressa em vender ações; Más escolhas ao comprar (quer seja a quantidade, quer seja a qualidade da ação).

Aprendizados: Se foi um erro ter comprado uma ação errada, erro maior será desfazer-se dela por um preço menor que o que foi comprado. Lógico, há muito mais Além da Poupança (desculpa o trocadilho AP ;)~)

4 comentários:

Investidor ainda não consegui entender sua estratégia de investimentos. Pensa mais em comprar boas empresas e manter em carteira até seu casamento, ou procura mais fazer day trades ou mesmo swing trade? sendo mais direto, opera por cotação ou fundamentos?

Certo, de fato, meus investimentos foram confusos nesse ano, pois estava ingressando no Mercado.

Minha ideia é ter algumas ações para aproveitar a valorização delas (OGXP3 e HYPE3, por exemplo), nessas o que mais me interessa é perceber que num futuro o preço irá subir (OGXP creio que vá subir após começar a vender o petróleo e a HYPE3 creio que vá subir após se reestruturar) e,

essas para manter sempre, ter em carteira ações de boas empresas (ETER3, a única no momento), nessas o que mais interessa são os dividendos, olho o histórico de proventos e analiso de acordo com as demais ações do setor, para se ter uma ideia estou de olho na MPLU3 (Multiplus, pois percebo que ela vá crescer e é líder no seu setor e não tem muitos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento, sua base empresarial está quase que 100% feita), tem as ações elétricas, conhecidas pelos altos dividendos... porém também olho o nível de endividamento e se ela gera lucros constantemente. Para tanto, uso as informações do Fundamentus e do Guiainvest ;)

Creio que até o casamento, minha carteira estará bem alocada de modo que eu utilize apenas os recursos do Fundo de Renda Fixa (pois pretendo alocá-lo mais vezes que ações), de modo a não me desfazer das boas empresas.

Para resumir: Separo as ações em dois grupos um para Especular - onde me interessa a cotação atual e a perspectiva futura - e outro para investir - onde me interessa mais os fundamentos, em principal o Dividend Yield e o nível de endividamento.

Espero ter respondido às suas questões, estou aberto e disponível para sanar mais dúvidas e aceito sugestões.

Abração

Valew pela resposta...
Vi que você tem publicidade no seu blog, tem recebido algum $$$ ? rsrsrs

kkkkkkkkkkkkk... Rapaz... até agora não chegou nenhum não... Nem sei como funciona ao certo... vou dar uma olhada... Se não me engano só depois de juntar R$ 100,00 é que eles depositam... se for assim, deve faltar muuuuuuito ainda. Vamos clicar aí gente!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk...

Alguém já recebeu $$$ com isso? Fiquei curioso agora... kkkkkk...

Abração
Vamo que vamo!

Postar um comentário