quinta-feira, 15 de março de 2012

Atualização mensal referente ao mês de fevereiro/12. +3,74%


Bom dia a todos!

Desculpem-me pela demora em apresentar a melhor parte de um blog de investidores: as atualizações.

Conforme eu me expliquei no post passado e me expliquei para o http://vidaruimdepobre.blogspot.com,  mês de fevereiro foi tenso para mim, pois estava me preparando para o concurso do SENADO. Bem, eu acertei 25 questões das 30 específicas, porém português me derrubou (e eu sempre fui bem nas provas de português), contudo, ainda é possível entrar com recursos, e há umas 5 passíveis de recurso. Então, vamos esperar. Agora é vida que segue. Outros concursos já de olho: CAIXA, Ministério Público... E assim vai. Mas, não se preocupem, não será tão puxado quanto o do SENADO.

Em relação às minhas finanças, fiquei feliz em ver que a HYPE3 atingiu os R$ 13,00 que eu havia planejado, pena que eu já tinha saído dela (WTF?!), pq não imaginava que ela subiria ainda mais, devido à proximidade dos resultados do 4T (que eu não entendi pq caiu 3% e dps subiu 5% no mesmo dia) Meu coração não aguentava mais isso, precisava da segurança dos dividendos.

Juntamente com as vendas da OGXP3, eu comprei EQTL3, aportei no fundo de Renda Fixa e ainda zerei minha alavancagem. Hoje só possuo empresas para dividendos. Em novembro eu analiso algumas de risco maior para obter uma rentabilidade como consegui com a OGXP3 e a HYPE3, mas sem usar alavancagem dessa vez.

Escolhi a EQTL3 pelo histórico de bons dividendos (que ótimo, pagava constantemente R$ 1,80, o que me garantia um rendimento de 14,7% só em dividendos, comprei, anunciaram que pagarão apenas 0,46 por ação!!! :/, mas é normal, há anos que ela pagou menos mesmo, sendo elétrica, é boa para dividendos, se o pessoal fugir dela eu entrarei com os dois pés)

Eu já ia me esquecendo da compra mais importante do mês: Coleção Expo Money (Dieta do bolso, 500 perguntas e respostas básicas de finanças e 500 perguntas e respostas avançadas de finanças, Finanças Comportamentais, A Bolsa para Mulheres, A Arvore do Dinheiro...) 10 títulos, não me lembro de todos aqui de cabeça, mas irei atualizar quando estiver em casa. Muito legal, já li Dieta do Bolso, Bolsa para Mulheres (que é um presente para a Sra. Investidora), estou lendo Finanças Comportamentais (é bem interessante). Eu irei fazer um resumo deles depois aqui no blog.

Obs.: Gráficos ficarão para o final de semana, ou seja, até segunda-feira eu coloco aquele gráfico de planejado e o consolidado.

Deixemos de blá-blá-blá e vamos às notas.

Portfólio em 31.01.2012

7 OGXP3: R$ 115,85
15 HYPE3 R$ 159,00
10 GOLL4: R$ 120,30
9 ETER3: R$ 81,45
40 FFCI: 69,60
FUNDO DE RENDA FIXA: 664,69

Vendas 7 OGXP3 por 17,24 = 120,68
Vendas 15 HYPE3 por 11,55 = 173,25
Compras 10 EQTL3 por 12,24 = 122,40

Obs.: Não consegui achar uma fórmula de acrescentar a rentabilidade do que foi vendido, pois que duraram ainda uma semana em fevereiro, dividi na rentabilidade semanal mas não soube como fazer o peso na carteira e a repercussão disso na rentabilidade geral.

Vendas = R$ 293,93
Compras = R$ (122,40)
Aporte, decorrente das vendas, de R$ 140,00 no Fundo de Renda Fixa

Sobras = R$ 31,53, utilizados para pagar a alavancagem.

Hoje estou sem estar alavancado, agora é tudo meu! tudo meu!

Rentabilidade adquirida pela OGXP3: 23,23% (de nov/11 a fev/12, 13 semanas, rentabilidade semanal média: 1,79%)
Rentabilidade adquirida pela HYPE3: 25,54% (de nov/11 a fev/12, 13 semanas, rentabilidade semanal média: 1,96%.)

Portfólio em 29.02.2012

Fundo de Renda Fixa: R$ 780,82.
Rentabilidade: 0,69%.
Peso na Carteira: 64,65%.
Rentabilidade na carteira: 0,45%

10 GOLL4:14,99 = 149,90.
Preço médio: 16,73.
Preço atual: 14,99.
Rentabilidade: (10,40%).
Peso na carteira:12,41%
Rentabilidade na carteira: (1,29%) (quero me desfazer dessa âncora)

9 ETER3: 9,27 = R$ 83,43
Preço Médio: 8,16.
Preço atual: 9,27.
Rentabilidade: 13,6%.
Peso na carteira: 6,91%
Rentabilidade na carteira: 0,94%

10 EQTL3: 12,45 = 124,50
Preço Médio: 12,25.
Preço atual: 12,45.
Rentabilidade: 1,63%.
Peso na carteira: 10,31%
Rentabilidade na carteira: 0,17%

FFCI: 1,73 = 69,20.
Preço Médio: 1,70.
Preço atual: 1,73.
Rentabilidade aluguel: 0,72%
Rentabilidade cota: 1,77%
Rentabilidade total: 2,49%
Peso na carteira: 5,73%
Rentabilidade na carteira: 0,14

Rentabilidade Geral: 0,41%
Carteira: R$ 1.207,85
Aporte (via dinheiro novo): R$ 0,00

P.S.: Embora a carteira tenha encolhido em relação ao mês passado, eu considero a rentabilidade própria dos ativos, o encolhimento da carteira se deu pelo fato de antes estar alavancado e hoje não mais e também pelas 3 corretagens de R$ 5,00 pagas nas vendas e na compra. Ou seja, a sobra apontada de R$ 31,53 + 15,00 (o que daria uma diminuição na carteira em relação ao mês passado de 46,53), percebemos que, na verdade, a carteira diminuiu apenas R$ 3,04, por isso que ela figura como rentabilidade positiva (eu levo em conta, repito, a rentabilidade de cada ativo e o seu peso na carteira, que creio que tenha sido um pouco maior, em virtude da venda lucrativa ter ocorrido apenas em 07.02.12, mas, como não soube calcular, deixei assim mesmo)

É isso pessoal! Desculpem-me novamente, mas 1º de abril (não, não é mentira xD~) eu atualizarei referente a março/12 (que trará novidades ^^)

Abração a todos!
Vamo que vamo!!!

Imagem da planilha de cotas (baixa a sua também, disponível em: http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2011/12/nova-planilha-de-calculo-de-rendimentos.html)

Rentabilidade: 3,74%

Gráfico do Planejamento. Fevereiro um pouco abaixo do planejado.



12 comentários:

Ola Investidor
Parabens pelas rentabilidades. Belo blog.
Abraco

Cara, quais são seus custos com corretagem? compensa vc fazer esses trades?

Olá Dividendos!

Obg pela visita e pela mensagem.

Abração

A corretagem é fixa de R$ 5,00 por ordem e não pago custódia.

Neste caso compensou sim, quanto maior o valor, melhor compensará. Digo que compensou pois: Comprei 15 HYPE3 a R$ 9,20 e vendi por 11,55, o que dah um retorno de R$ 35,25. Tirando os R$ 10,00 (1 corretagem de compra e 1 de venda), fico com R$ 25,25 líquidos, ou 18,3% líquidos em 3 meses, ou 6,1% a.m.

Não compensa como eu fazia antes, comprando 1 ação só... qt mais ações comprar, mais compensará. Eu penso em comprar no mínimo 10 ações. Lógico, se n der pra comprar, eu acumulo e faço uma compra maior noutra vez.

Espero ter respondido à sua pergunta, qualquer coisa, sinta-se à vontade, inclusive para sugerir e criticar. Sou aberto a ideias mais rentáveis, aliás, quem não é, não mesmo? =D

Abração

Entendi, mas você fez isso com o mercado em alta, e ainda sim deixou 1/3 do que ganhou pro bolso da corretora, não acha isso muito pelo risco que correu? E quando pegar o mercado em baixa, o que vai fazer? estopar e assumir o prejuízo?

Parabéns pela rentabilidade e pelas mudanças.
Espero que você tenha passado no concurso. Caso você tenha passado, você será ums dos que mais aportarão na lista de blogueiros. Rapidinho vai me passar e vai passar outros tb. Caso não tenha passado no concurso, não desanime. Já fui concurseiro e sei que a vida não é fácil. Tente outros concursos menores.

Abraços

Parabéns por seguir na estrada, no ínicio é assim mesmo, as taxas vão 'comendo' o capital e tudo parece ser tão difícil, mas conforme você vai aportando as coisas vão melhorando e os juros vão trabalhando. rs

Abçs

Grande Investidor, boa sorte na sua jornada de concursos, assim que tiver novidades posta ae!!!!

Abraço!

Muito bom o post e o blog, já estou te seguindo.

Queria aproveitar pra pedir que visite meu blog e deixe lá a sua contribuição.

http://cariocainvestidor.blogspot.com.br/

Abração.

Seja bem vindo ao blog!

Muito obrigado pela mensagem, irei segui-lo também.

Abraços

Postar um comentário