sexta-feira, 30 de março de 2012

Relatório Trimestral referente ao 1º Trimestre/12

Boa Noite nobres colegas!

Novidade no blog. Relatório Trimestral.
Trará um resumo de bom e de ruim que tiver ocorrido nesse período.

Janeiro foi o melhor mês, pois o Ibovespa deu uma guinada forte pra cima, ajudando a aumentar a rentabilidade de nossas carteiras, a despeito de a crise lá fora continuar firme e forte.

Para mim, foi um mês de "férias", porém tive um concurso (no qual fracassei, por não ter me preparado, aliás, por ter me sabotado... apesar de ser bom aluno, notas sempre altas, nunca ter ficado de recu; não sou disciplinado para o estudo, o que me prejudicava (até esse meu fracasso) para me preparar para concursos, eu entrava com "salto alto" superestimando-me... Levei uma cassetada. Mas uma frase que eu me amarrei foi uma que li em "Quem pensa enriquece": "Todo fracasso traz consigo uma semente de um sucesso equivalente". Me preparei durante 45 dias para o hiper-mega concurso do Senado e, me saí bem (o que reitera tudo aquilo que escuto "se vc estudasse todos os dias...passaria em qualquer concurso"), porém não bem o suficiente (errei 5 específicas e muitas em português, contudo, ainda há os recursos, vamos esperar, mas acho difícil). Aprendi! Tenho de estudar todos os dias, focado no concurso e conseguirei.

Fevereiro
Foi um bom mês, não tanto quanto o de Janeiro, mas ainda assim muito bom para nós investidores. Taxa SELIC em pura queda, o que me faz rever os conceitos de fundo de renda fixa, o meu mais antigo é atrelado à SELIC, sem falar no sistema come-cotas. Porém, preciso estudar ainda o Tesouro Direto e outras alternativas de renda fixa, enquanto isso, vou perdendo tempo nos fundos. Talvez os Fundos Imobiliários (que não têm incidência de IR, seja uma boa alternativa, rendem em torno de 0,70 ~ 0,90 líquidos de IR e, podemos dizer, de inflação também, pois os contratos são reajustados pelo IGP-M. Então, acho que é a alternativa viável.

Quanto a mim, comprei a coleção ExpoMoney (estou ansiosíssimo para que venha a ExpoMoney na minha cidade). Estou terminando de ler Finanças Comportamentais. Quando der, acho que neste mês de Abril ainda, depois de voltar da visita à Sra. Investidora, eu posto aqui sobre Finanças Comportamentais, A Dieta do Bolso, A Bolsa para Mulheres e Pais Inteligentes enriquecem seus filhos (que terminei faz mttt tempo, tendo em vista o meu plano de palestrar para pais)

Março
Foi um mês de realizações no Ibovespa (caindo 3,44%) e mais endurecimento da crise, porém, no final de mês até que nos deu uma alegria, talvez Abril seja de alta no IBOV.

Quanto a mim, fiquei feliz com meu resultado no concurso e fiquei muito puto no final do mês com a operadora TIM, pense numa operadora m34d@ :/ ... Ganhei uma crise de estresse e tudo. Mas, tudo bem, irei colocá-la na Justiça e reaver meus créditos desperdiçados e mais uma graninha por danos morais.


Expectativas para Abril:

IBOV subindo novamente, por volta dos 2%;
GOLL4 subindo também (tah bom de queda né? quero que suba pra eu me desfazer. :@@@@)
ETER4 seria bom que caisse um pouquinho pra eu me posicionar mais, meu P.M. tá ótimo (8,16), não quero subi-lo pra um patamar que está travado, apesar de ser uma ótima empresa.
EQTL4, talvez caia bastante ao longo do ano, em virtude do baixo LL, baixo pagamento de dividendos, o que frustrou grande parte do mercado, caindo eu vou às compras (se tiver grana disponível, pq alavancagem pra mais nunca!!!)
ELPL4, boa compra, ainda que feita a um alto preço, o retorno certo dará um bom lucro.
FFCI11, é um excelente FII, recomendo a todos, basta ver a carteira de imóveis e os contratos (que só se vencem em 2013 e, se não forem renovados, não ficarão vagos, pois já há fila de espera para ocupar, vou ver se acho o link dessa notícia, acho que foi na Exame.com), sem falar que são grandes empresas. Para Fundos Imobiliários, a dica que eu dou é olhar o que compõe o fundo, para que seja um fundo diversificado (por exemplo, o FFCI possa ser que dê prejuízo num prédio, mas tem vários outros que irão cobrir, gerando lucro, o que não é visto, por exemplo, no West Plaza)

Aportes: Por volta de R$ 150,00
Alvo de compra para Abril/12: Fundos Imobiliários (talvez eu compre uma cota de algum fundo que seja vendido até R$ 150,00, se não me agradar de nenhum, eu compro mais do FFCI ou talvez do FLMA11 - que é outro bem diversificado).

Abração a todos!

10 comentários:

aportar valores pequenos assim não te ferra nos custos e emolumentos? não seria melhor deixar alguns meses acumulando na poupança pra investir um valor maior diminuindo assim os custos?

A corretagem é de R$ 5,00.
Não possuo gastos com custódia nem com transferências.

Pensei nessa hipótese, de início, porém os rendimentos da poupança são muito baixos. Nas minhas primeiras transações na corretora (o que pode ser visto nos primeiros posts desse blog), eu errava ao querer comprar apenas 1 ação. Dessa forma, dificilmente conseguiria algum lucro, de fato.

Porém, comprando 10, 15, consegui (nos meus dois trades de sucesso: OGXP3 e HYPE3) um rendimento líquido (já desconsiderando os custos) acima dos 10%, em dois/três meses, algo que nenhuma renda fixa me garantiria.

Dessa forma, minha carteira, atualmente, está focada em geração de caixa (por aluguéis e dividendos), o que me permite ter, em alguns meses, um acréscimo significativo. Gosto de correr alguns riscos, por isso compro ações problemáticas (como a HYPE3), estou de olho na GFSA4, talvez dê pra entrar, está próximo a mínima histórica.

Simulação: GFSA4 a 4,30 (comprando 20 GFSA4: 86,00 + R$ 5,00 de corretagem totalizando R$ 91,00)

Alvo: GFSA a 6,00 (lucro líquido aproximado de 35%) (para a poupança chegar a esse nível seria necessário uns 5 anos, isso se a MP que prejudicará a rentabilidade da poupança não for posta em prática)

Em virtude disso, que não deixo acumulando. Compreendo que eu, percentualmente, com certeza, ficaria menor os custos, mas eu perderia algumas oportunidades. A tendência é que o recebido por alugueis e dividendos pague esses custos e, com a consequente movimentação, o recebido fique maior.

Abração.
Obg pelo comment
Vamo que vamo!

Concordo com o que disse sobre FFCI11. E pensar que mês passado estava dando sopa nos 1,70...

Abcs,

Exatamente,bons tempos de 1,70...kkkk. ainda comprei a 1,73,agora n baixa de 1,80 nem a pau. Tem uma materia,acho que na Exame.com tb sobre aumento de procura por fundos imobiliarios,o brasileiro estah comecando a conhecê-lo,imagino que vah aumentar os negocios. Qt a liquidez,qd,erroneamente,me desfiz de FII n tive problema pra vender nao. Abracão

Parabéns amigo.
Só peço para ter cuidado com a GOL. Se você quer apenas "empatar", vai ser muito mais rápido e seguro se você vende-la e comprar uma empresa boa. Perder faz parte do jogo e assumir perdas faz parte também Mas se você acha que vale a pena, continue com sua estratégia.

Abraços

Ah, e parabéns pelo novo designe do blog.

Abraços

Legal o que você falou sobre a taxa de corretagem, no exemplo da GFSA4, eu estava atrás de uns exemplos assim pra ter uma idéia da real rentabilidade que posso vir a ter.

Por exemplo, R$ 5 sobre um aporte de R$ 800,00, significa 0.625%, se eu aportar todo mês, ficaria 7.5%, ou seja, os ganhos teriam que superar bem esses 7.5% pra começar a valer a pena fazer aportes mensais.

Sucesso e abração, brother.

Legal a iniciativa do relatório trimestral!

Abraço!

http://investidoremacao.blogspot.com.br/

AP, realmente, talvez sua dica seja uma ótima saída, vou amadurecê-la. Obg pelos parabéns do novo design, tava achando monótono o outro. =D

CI, a taxa de rentabilidade que coloquei eu já descontei a rentabilidade. Em posts anteriores, a de fevereiro, eu coloquei a taxa que obtive com a HYPE3(25,54%) e com a OGXP3 (23,23%), isso em 3 meses. Com uma análise você conseguirá boas ações que te farão render muuuuuuuuuito acima de qualquer outra coisa, lógico que, o risco é grande também, basta ver que eu estou com um rendimento de -26,9% com a GOLL4. ;)

IemA, obrigado pelo feedback, vou buscar sempre aperfeiçoar o blog e os posts, então esses feedbacks me ajudarão bastante.

Abração a todos

mesmo sem custódia e corretagem a 5 reais ,com o spreed que tem no fracionario em quase todas as ações ,mesmo sendo um bom trader vai falir com o tempo .bolsa não foi pensada para ser poupança de pequenos investidores ,infelizmente,falo por experiencia própria ,se quer fazer mais trades mensais compensa ir para mirae pagar 6 de mensalidade mas a corretagem baixa pra 2,90 ou se for universitário vai pra xp que nao´cobra nada até 3mil por mês de movimento ,não da pra fazer daytrade ,mas não vai perder tudo com taxas !

Postar um comentário