domingo, 1 de abril de 2012

Atualização referente ao mês de Março/12. +0,40%


Boa noite blogueiros investidores!

Às primeiras horas após ao fechamento do mês de março, venho trazer-lhes boas novas. Ou 8 ou 80 né? Mas os motivos vocês já sabem.

Pois bem. Antes dos dados, vamos ao blá-blá-blá das compras, vendas e transferências e aportes.

Aportei R$ 161,03, usados para investir num novo Fundo de Renda Fixa (isso em 07.03.2012), compra de mais 36 FFCI11 (em 06.03.2012) e o restante foi usado para complementar a compra das 15 ELPL4. Complementar? Sim, pois houve transferência de R$ 535,70 do Fundo de Renda Fixa Geração Futuro em virtude do que falarei abaixo sobre o porquê da compra da ELPL4.

Motivo de compra da ELPL4: como foi esposado no post anterior, eu vi uma boa oportunidade de, comprando ELPL4 a R$ 39,00, teria um rendimento de 8,7% em aproximadamente 45 dias, só na base dos dividendos. Pelo histórico, ainda haverá mais duas distribuições ao longo de um ano, o que permitirá um rendimento esperado acima dos 10% a.a, o que é uma boa taxa. Vale ressaltar que esses dividendos foram baseados num payout de 50% do Lucro Líquido. Isto é, quando a empresa retornar ao patamar anterior de payout a 100%, teríamos um dividendo de R$ 6,78 ou um rendimento de 17,4% (LEMBRANDO, só numa entrega de dividendos, faltando mais duas, beeem menores, porém ainda mais duas entregas). Há a expectativa de diminuição do Lucro Líquido, em virtude da revisão tarifária da ANEEL, porém, eu acredito (cada um fique livre para discordar e seguir com sua intuição, não me responsabilizo por nenhuma atitude tomada por quaisquer investidores), que haverá uma voltar ao Lucro Líquido anterior por dois motivos: i) O aumento será repassado ao consumidor final, sem dúvida; ii) a decisão de diminuir em 50% o payout de dividendos foi tomada tendo em vista esse impacto futuro (e, venhamos e convenhamos, ainda com essa diminuição o rendimento é superior à maioria das ações), porém é expectativa de todos que a situação se normalize o quanto antes. Por todo o exposto, foi o que me levou a comprá-la.

Data ex: 17 de abril de 2012.
Data Pagamento: 15 de maio de 2012.


Composição da Carteira:

Fundo de Renda Fixa 1: 247,83
Rendimento Mensal: 0,83%
Peso na Carteira: 18,032%
Rendimento na Carteira: 0,15%

Fundo de Renda Fixa 2: 50,34
Rendimento Mensal: 0,68% (em 17 dias úteis)
Peso na Carteira: 3,66%
Rendimento na carteira: 0,025%

10 GOLL4: 122,30 (só neste mês levou uma lapada de queda de 18,41% :/)
Preço atual: R$ 12,23
Preço Médio: 16,73
Rendimento: -26,9% (que dó, que dó!!! :/, :S)
Peso na carteira: 8,898%
Rendimento na carteira: -2,39%

10 EQTL3: 137,00
Preço atual: R$ 13,70
Preço Médio: R$ 12,25
Rendimento: 11,84%
Peso na carteira: 9,968%
Rendimento na carteira: 1,18%

15 ELPL4: 580,50
Preço atual: R$ 38,70
Preço Médio: 38,96
Rendimento: -0,67% 
Peso na carteira: 42,236%
Rendimento na carteira: -0,28%

76 FFCI11: 142,88
Preço atual: 1,88
Preço Médio: 1,71
Rendimento na Cota: 9,94%
Rendimento no Aluguel: 0,69%
Rendimento total: 10,63%
Peso na carteira: 10,396%
Rendimento na carteira: 1,11%

9 ETER3: 83,16
Preço atual: 9,24
Preço médio: 8,16
Rendimento: 11,69%
Peso na carteira: 6,05%
Rendimento na carteira: 0,707%

Sobras: R$ 10,41
Peso na carteira: 0,757%

Total da carteira: R$ 1374,42

Bem, é isso!

Que venha Abril!!! (mas tô doido mesmo pra que chegue maio e entre os dividendos da ELPL na conta :P)

Abração a todos


12 comentários:

Olá,

concordo contigo em relação a ELPL. Mesmo que o pay out fique em 50%, o que não acredito que perdurará por anos, continuará sendo uma ótima pagadora de dividendos.

Bons investimentos

Por que investe em GOLL4?

Abraço!

G65, aham, exatamente, espero que os que não acreditem vendem, pra que eu possa baixar meu P.M :P

IemA, :$... kkkkkk, esse foi um erro meu. Comprei em dezembro, através do efeito manada, comprei muito caro e não é uma boa empresa. Empresas aéreas não são boas!!!

A minha escolha foi pela aquisição da Webjet e aliança com a Delta Airlines... Totalmente manada. Estou pensando no que o AP disse no outro post, vender (assumindo as perdas) e comprar uma dentro de minha estratégia, assim, diminuirei o prejuízo. Talvez eu aproveite pra comprar mais ELPL4, garantindo dividendos ou uma outra, irei analisar.

Eu concordo, evite fugir da sua estratégia!

A GOL tem uma exelente gestão, mas devido a algumas variaveis do négocio como o preço do petroleo ou o dolar, ela tende a ter sempre um lucro liquido pífio ou ainda algum prejuizo. Eu recomendo a Gol para viajar. A mantenção é de primeira linha o os pilotos tem um alto nível de treinamento!

Acabei de escrever um post sobre aproveitar as baixas de mercado para potencializar os investimentos! Quando puder de uma olhada!

Abraço!

Ola Investidor

Tambem estou na luta.Acabei de criar um blog e queria que vc me add para trocarmos ideias sobre investimentos.Abraços

Olá Investidor!
Boa carteira de ações, mas te pergunto a corretagem não corrói seus investimentos? Por que escolhe ações individuais ao invés de ETF's?
O que acha do FII FFCI11? Estava pensando em comprar devido ao baixo preço por cota, mas não sei muito do fundamento dele.

Abraços!

É isso aí rapaz. Vamos aos poucos vendo o bolo crescer.

Abraços

Quero ver voce logo empregado pelo governo e aportando alto! voce parece ser uma cara digno!

Abraço

Parabéns pelos rendimentos! estou fazendo minhas atualizações em um blog alternativo, pois estou com problemas para gerenciar o meu blog principal.

http://investindotodomes2-itm.blogspot.com.br/

Abços

ITM

Boa carteira só tenho resalvas em relação a gol que é uma empresa que esta com as margens deprimidas e em uma ramo de atividade com muita concorrencia (ela não possui barreira de proteção contra os concorrente) boa sorte meu amigo. Um abraço

IemA, olhei seu post, muito bom. Parabéns, muito didático!

GI, conforme respondi no post do Relatório Trimestral, de fato as corretagens corroem um pouco, porém, não há outro ativo que me proporcione 20% em 2 meses (como foram meus dois trades). Lá se encontra os cálculos, nos quais eu demonstro que, apesar da corrosão, há um lucro muito superior a um Fundo de Renda Fixa, por exemplo.

IX, adicionarei você, seja muito bem-vindo.

Valeu AP, um de meus mentores virtuais. =D Com muita disciplina e determinação, chegaremos lá. =D

HS, sinto-me honrado por seu elogio. Deus queira que eu vire burocrata, tenho me inscrito e venho estudando para isso. Estou louco para dar um up na minha carreira, para poder aumentar meus aportes e subir no ranking do Pobretão (kkkkkk, lógico que não é por este motivo)

ITM, vou dar uma olhada no seu blog!

LC, pois é rapaz, comprei muito cara, estou à espera de uma subidinha para me desfazer dela. Quero focar minha carteira para dividendos.

Abração a todos

Estou iniciando um site e para divulgação vou sortear um livro: Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki, poderia me ajudar, criando um post em seu blog e divulgando para os seus amigos?

Eu agradeceria muito se pudesse me ajudar a divulgar meu site, quem sabe até contribuir com uma postagem em meu site e assim trocarmos visitas.

Entre em contato comigo e vamos conversar a respeito disso? contato@vendasonlinerj.com.br

Aguardo seu contato.

Grande abraço.

http://vendasonlinerj.com.br/

Postar um comentário