sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Planejamento 2012 - Retificado



Planejamento 2012

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor;
pensamentos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança
Jeremias 29.11

Começo o ano além dos R$ 1.000,00 ^^. Vamos aos 10 mandamentos

1. Devo gastar menos com bobagens, isso consome bastante, são os famosos “pequenos gastos”;

2. Usar os aprendizados do ano anterior;

3. Aumentar a capacidade de meus aportes (por meios lícitos gente), penso de três formas: i) Palestrar sobre finanças para os pais de alunos, de modo que eles (os filhos) cheguem à facul com um bom dinheiro em conta; ii) esse é mais fácil, após Junho/12 eu termino meu Curso de Inglês, o que poderá me capitalizar em R$ 80,00 por mês a partir de Julho/12 (meu curso é R$ 159,00, meu pai paga metade e eu a outra), iii) o mais difícil de todos, ser aprovado num concurso público. Deus queira isso e eu terei a rotina de aportar R$ 1.500,00, no mínimo, por mês;

4. Aportar mais no fundo, para dar mais segurança à carteira;

5. Analisar com a possibilidade de investir em mais 2 Fundos Imobiliários;

6. Analisar 4 ações com a possibilidade de montar a carteira de Dividendos, com a finalidade de que a carteira gere receita por ela mesma;

7. Fazer cursos/palestras para aumentar meu conhecimento (tanto financeiro quanto acadêmico);

8. Cuidar mais de minha saúde, para que eu possa aproveitar minha aposentadoria de forma mais tranquila e duradoura, continuando com a academia e fazendo exames de rotina (beleza, sou novinho, tenho 21 anos, mas não faz nada mal uns exames né?)

9. Seguir o planejamento já exposado no blog: 2 meses para o Fundo de Renda Fixa, um para Ações, um para FII;

10. Ser um blogueiro mais ativo, participando mais de fóruns, discussões, outros blogs, publicando mais artigos sobre Finanças, Direito (que é minha formação acadêmica)...

Meta para 31.12.12 (vide Planilha 01): R$ 3.285,68, uma meta modesta, pois só de aportes pretendo adicionar R$ 1.950,00 à carteira (6 aportes de R$ 125,00 e 6 de R$ 200,00). Presença de mais 2 ações com intuito de dividendos (ou 1 ação nova e + posição em ETER3) e mais 2 FII... Por que isso? Pois com isso terei uma geração de caixa líquida de IR. ;)

Somando-se aos R$ 1.000,00, faltam R$ 335,68, resultantes de um rendimento médio mensal de 1%.

Nitidamente, no início de qualquer carteira, os aportes são os maiores responsáveis pelo crescimento, após um certo tempo é que os juros compostos trabalharão com mais afinco a nosso favor.

Nas atualizações mensais, a partir da atualização de Janeiro/12, que deve ser feita na primeira semana de Fevereiro/12, surgirá uma outra coluna, com a situação real da carteira. Caso eu passe no concurso que farei em Janeiro/12 e seja convocado ainda em 2012, farei um novo planejamento. Gostei de ver que superarei os R$ 3.000,00, mais uma semi-barreira mágica... rumo aos 3k!!!! :P


Feliz 2k12 a todos!!!!

Que Deus vos abençoe!


9 comentários:

É...

No fundo ospontos importante que considero para se tornar um bon investidor são:

a). Disciplina
b). Paciência
c). Ser antes de tudo um poupador, para sobrar dinheiro para investir.
d). Ter uma meta bem clara (porque está investindo).
e). Saber escolher empresas que se enquadrem ao seu perfil de investidor.

Você deixa transparecer que aportes de 125 reais são poucos e que 3.000 reais é ainda pouco... etc. Não importa, é um bom montante. Você tem um grande aliado a seu favor que é o tempo. Você tem 21 anos e portanto uns 30 anos para investir bem, basta fazer a conta de quanto poderá ter aos 51 anos continuando com esta mesma disciplina de aportar uma porcentagem x do seus rendimentos.

Aproveite bem este grande ativo que possui (tempo), curta muito a vida, invista na profissão, pois é ela que te trará mais recursos para investir e sempre aprimore a sua educação financeira, caminho certo para a independência financeira no futuro.

Bons investimentos em 2012

Com a idade que vc tem , vc esta com a faca e o queijo na mão! Continue com humildade , disciplina, paciência e buscando sempre o conhecimento que seus objetivos serão alcançados.

Abços

ITM

G65, obrigado pelas palavras, concordo com os 5 pontos trazidos por ti. Quanto aos aportes, de fato são poucos, eu me preocupo mais por causa de meu casamento previsto em 2015, 2016 (o que me dá 3, 4 anos de investimento). Por isso vou buscar meios de aumentar os aportes.

Não estou reclamando, sei que estou melhor do que antes, quando não tinha me educado financeiramente e que a cada ano que passa a gente se educa ainda mais.

Feliz 2012 pra ti tb!

ITM, meu mentor de balanços e planejamentos financeiros, kkkkkk. =D Obrigado por mostrar o caminho das pedras.

Abração pra ti tb

Investidor, primeiramente parabéns pela sua disciplina e desejo que consiga cumprir tds suas metas para 2012.
Um dúvida: Sua carteira de investimentos tem prazo de validade em 2015, 2016 com o seu casamento? E depois?

Grande Abraço!

HS, boa pergunta... Para o casamento eu penso em retirar 80% do que estiver em conta e deixar o restante lá para o futuro. De qualquer modo, depois eu terei um outro planejamento, que eu ainda irei fazer com minha esposa, mas a meta eh de estar aposentado aos 45/50 anos.

Abração

Olá O investidor
Parabéns pela meta traçada. Agora é só seguir e continuar a estratégia.
Não considero R$100 como um aporte pequeno. A maioria das pessoas usa todo mês o cheque especial como um complemento de renda, rs.

Abraços e feliz 2012

Posso dar um conselho de recem casado?

Sempre ouvi coisas do tipo: " você vai ver quando casar" "Aproveita guardar dinheiro agora, pq depois de casado vc tá ferrado" e outras coisas do tipo.
Hoje posso dizer com certeza, se vc tiver uma companheira de verdade, e que tenha objetivos parecidos aos seus verá que ela só vai ajudar e depois de casado vc poderá investir mais que hoje.

Só atualizando, como pode ver no meu ultimo post, tenho um pouco a mais investido que você, mas se for ver, vc tem 10 anos a mais do recurso tempo... se pudesse pagaria pra começar mais cedo! rs

Mas tudo bem... dá tempo ainda... rs
Nos vemos na Europa em 2030! rs

Abraços
IA

Olah AP... Obrigado, seguirei como vc vem fala: disciplina e determinação!!! Abração pra ti tb... ótimo 2k12 pra ti...

IA, adorei seu post... que gás me deu!!! pq minha namorada tem objetivos parecidos com o meu, ela eh extremamente poupadora e, com ctza, investirei mais que hj.

Nos veremos na Europa sim... kkkkk... a gente combina ;)

Abração e ótimo 2k12 pra ti e toda sua família tb

O Investidor se puder coloca meu blog ae nos seus favoritos para vc acompanhar sempre as atualizações e comentar, vc sempre tem algo interessante a dizer e sempre tem ajudado!

Abraço!

Postar um comentário