segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atualização Referente ao Mês de Dezembro/11. -2,34%


Olá Blogueiros Investidores.

Com algum atraso, em virtude de estar aproveitando o recesso com a Sra. investidora, disponibilizo a atualização mensal hoje.

Pois bem, antes dos números, vamos às explicações prévias.

A carteira apresentou a primeira baixa.
Principal motivo: Surra do efeito manada na compra da GOLL4, somada ao tombo após subscrições...

Resultado: Puxou a rentabilidade da carteira para -3,126%... ou seja, se não fosse por ela... teria rendido positivamente e ainda mais, pois as HYPE3 deram o repique, rumo ao preço-alvo estabelecido por mim.

Para comprar 10 GOLL4, vendi 15 HYPE3 (as que eu havia comprado na promoção, por 7,8 cada. Realizando um lucro bruto de R$ 26,25... ou 22,44%. Uma operação muito boa, visto que obtive um rendimento de 22,44% em um mês, anualizando isso teríamos 269,28%... (uma cifra que está nos sonhos de todos nós, render 270% num ano, seria fantástico)... Saliento que a anualização foi meramente ilustrativa, pois sabemos da distorção causada quando tomamos como base apenas um mês.

Motivo secundário: Sistema come-cotas do Fundo de Renda Fixa, o que me fez repensar a política de investir no fundo. Talvez seja preferível investir diretamente no Tesouro Direto (perdoe-me o trocadilho, :P).

Aportes de R$ 40,00, para complementar a fatídica compra de GOLL4.

Para não repetir o erro das outras vezes... irei sustentar a GOLL4 na carteira até que ela chegue a um preço razoável para venda (só precisarei do dinheiro mesmo em 2015... posso esperar até lah, não é possível que não chegue nesse ponto :P), estabeleço que seja R$ 20,00... Quando atingir isso, lanço a ordem de venda...

Minha visão da GOLL4: Após aquisições e a parceria com a Delta, creio que a GOLL4 chegue próximo aos R$ 25,00 (visão extremamente otimista), sendo mais provável que permaneça na casa dos R$ 20,xx; dessa forma, irei desfazer minha posição, tendo um upside de 19,6% aproximadamente.

Ressalto aqui que as opiniões são pessoais, cabendo a cada investidor tomar suas cautelas e riscos.

P.S.1: Está sem tabela, devido à exiguidade de tempo, já estou em atraso com vocês, ainda estou me preparando para concurso público... nas próximas atualizações utilizarei a Planilha disponível no blog do Além da Poupança, a partir da qual cotizarei minha carteira.

P.S.2: Onde se lê rentabilidade na carteira, entendam como a participação do ativo na composição da rentabilidade mensal. Usei as rentabilidades em relação à posição em 30.11.2011, por entender que utilizar a rentabilidade baseada no preço médio estaria mais distante de uma atualização MENSAL. Explico: Comprei determinado ativo a R$ 10,00 em agosto de 2010. Hoje meu preço médio é de R$ 11,00 e a cotação está em 15,00. No mês passado, a cotação estava em R$ 13,00.  Contabilizar a rentabilidade a partir do P.M., no mês passado eu contaria a rentabilidade de R$ 2,00. Contabilizando hoje, seguindo a mesma técnica, teria uma rentabilidade de R$ 4,00. Percebem que estou demonstrando uma rentabilidade camuflada? (A do mês passado já está embutida na desse mês, beleza... tem o lance do mercado, a cotação pode variar para cima ou para baixo... mas entendam que dos R$ 4,00 que eu disse ter rendido no último mês, R$ 2,00 foram rendimentos de outros meses.)

Meu pensamento está correto? Vamos discutir? Critiquem à vontade. (Sei que após o uso da planilha do Além da Poupança essa dúvida sairá)


Fundo de Renda Fixa: 517,13 0,36%
Peso na Carteira: 50,68%
Posição em 01.12.2011: 515,29
Rentabilidade na Carteira: 0,182%

7 OGXP3: 13,74
Preço Médio: 13,99
Rentabilidade:(1,79%) 
Peso na Carteira: 9,42%
Preço em 30.11.2011: 14,30
Rentabilidade em relação à posição em 30.11.2011: (3,92%)
Rentabilidade na Carteira: (0,369%)

9 ETER3: 9,24
Preço Médio: 8,16 
Rentabilidade: 13,24%
Preço em 30.11.2011: 9,04
Rentabilidade em relação à posição em 30.11.2011: 2,21%
Peso na Carteira: 8,15%
Rentabilidade na Carteira: 0,18%

15 HYPE3: 8,78
Preço Médio: 9,20
Rentabilidade: (4,57%)
Preço em 30.11.2011: 8,30
Rentabilidade em relação à posição em 30.11.2011: 5,78%
Peso na Carteira: 12,90%
Rentabilidade na Carteira: 0,746%


10 GOLL4: 12,44
Preço Médio: 16,73
Rentabilidade: (25,64%)
Peso na Carteira: 12,19%
Rentabilidade na Carteira: (3,126%)


40 FFCI11: 1,70
Preço Médio: 1,70
Rendimento por aluguel: 0,68%
Peso na Carteira: 6,66%
Rentabilidade na Carteira: 0,045%


Carteira: R$ 1.020,57 (Ufa, me mantive acima da barreira dos R$ 1.000,00, devido ao aporte mensal)
Rentabilidade: -2,34%

10 comentários:

Não gosto muito do setor aéreo acho que tem margens muito baixa, sendo assim evito.

Mesmo assim boa sorte!

Estudando muito para o concurso público? to pensando em fazer também, mas sei la parece ser muito dificil de passar...

abraço

Também não curto muito, apesar de usar bastante para visitar a Sra. Investidora (namoramos a distância :/). Fui na onda, por pensar ter lucro rápido, acabei chegando na crista da onda... agora deixar vir a Tsunami...

Deveria estar estudando mais... mas tenho feito um bom trabalho... espero passar, com ctza.

Abração

É amigo, A gol teve uma queda muito abrupta.
Mas lembre-se, a longo prazo, tudo melhora.
Mantenha-se focado e cuidado para não pensar com a emoção, ela faz nós cairmos mais ainda.

Add você nos meus favoritos.
Abraços

O investidor,

não opero com ações da Gol e Hypermarcas. Pertencem a dois setores que não entendo nada e que trabalham com margens apertadas devido à concorrência acirrada. Isto não me atrai muito.

Faça cálculos bem simples para acompanhar a rentabilidade de suas ações e carteira.

Rentabilidade = preço atual / preço médio - 1; não fuja desta regra.

Agora vêem os pontos que muitos discutem:

a). Rentabilidade após distribuição de dividendos.

Método I - Eu sempre considero o preço médio da ação, não desconto os dividendos dele, mas desconto o valor dos dividendos da cotação atual, portanto, a rentabilidade da ação sempre será mais baixa após a distribuição dos dividendos. Como sempre recompro ações com os dividendos, a rentabilidade da carteira fica corrigida automaticamente para o valor real.

Método II - As pessoas que descontam os dividendos dos preços atuais e médio estão corretas, estarão sempre com a rentabilidade verdadeira dos ativos que compões a carteira. Além disto, caso não utilizem os dividendos para recompra de ações, a carteira sempre estará com os rendimentos reais.

Prefiro o método I pela simplicidade, não fico fazendo contas para descontar proventos, e o meu foco é sempre a rentabilidade da carteira, ações com baixa rentabilidade são notórias nos dois métodos.

b). Atenção para os seguintes fatos: dinheiro novo não entra no cálculo da rentabilidade e dividendo não é dinheiro novo, portanto, acabam entrando na conta da rentabilidade, seja no método I ou II.

A planilha criada e disponibilizada pelo Além da Poupança facilita muito estas contas, é o sistema de cotas. Vale a pena seguir este sistema para o cálculo da rentabilidade da carteira.

Seja bem-vindo ao blog e à blogsfera estagiário. De fato, a GOLL4 teve uma queda absurda... Agora, jaz. Vou esperar o preço subir novamente para realizar a venda. Não é possível que daki até 2014, 2015 não se valorize um pouco.

Abração.

Olá G65.
A compra da GOLL4 foi errada. FATO! Comprei na crista da onda... Agora só me resta esperar para que o preço suba novamente.

Quanto à HYPE3, eu comprei pois ela levou uma surra ano passado. Até agora, mostrou-se como uma boa compra, não para longo prazo, dividendos, maaas, para valorização.

Percebi que há duas boas maneiras de ter um bom rendimento: ações com bons dividendos (mais seguro) e ações que levaram uma surra no ano anterior, pois a tendência é ter uma valorização muito grande de modo a equilibrar. Das que levaram uma surra, deve-se estudar aquelas que tem essa chance de recuperação, por isso que escolhi a HYPE3. Creio que o preço chegue em R$ 13,00 ~ R$ 18,00...

Gostei da regra, vou usar a planilha do Além da Poupança, minha carteira será cotizada a partir da próxima atualização. =D

Abração

Olá O investidor
Ações que levaram surra no ano pssodo não significa valorização no ano seguinte. Não existe essa regra. A regra costuma ser: empresas valorizam quando entregam bons resultados.

Ex.:
Cielo: valorizou porque surpreendeu o mercado. O mercado pensou que suas margens iriam piorar muito, mas o mercado exagerou. As margens da empresa pioraram bem pouco, e com isso o pessimismo se transformou em otimismo.
Hypermarcas: Dívida crescente, lucro decrescente, diminuição das margens. A empresa tentou dar um passo maior que a perna e impactou significativamente ela própria. O estopim foi o alto prejuízo do 3T11, e a manada vendeu. Agora a empresa está tentando consertar o erro e está se desfazendo de algumas coisas. Não há garantia nenhuma de que ela irá recuperar.

Vou ser sincero com você. Não gosto da GOLL (e qualquer empresa de aviação), HYPE e nem das empresas X. Motivos? Respectivamente, setor com péssimo histórico mundial, balanços que não me agradam e muito gogó.

Não se guie pelas notícias de parcerias com Delta, gama ou beta ou o cara que quer ser o homem mais rico do mundo. Isso não faz ação se valorizar. Se fizesse a ação já tinha se valorizado.

É apenas a minha opinião. Vamos trocar ideias com o tempo.

Abraços

Grande mentor AP!!!

Primeiramente, fique à vontade para descer a porrada, pois só assim cresceremos (e, consequentemente, os no$$os patrimônios, hehehehe).

Concordo com seu pensamento. A regra está longe de ser perfeita, é um tiro no escuro, uma situação de alto risco mesmo. Tem ações que caíram pq a empresa perdeu qualidade, tem ações que caíram porque já haviam subido muito no ano anterior (então caiu para equilibrar o preço que estava muito valorizada)... O meu foco será geração de renda pela carteira, por meio de ações pagadoras de dividendo. Quero aumentar minha posição na ETER3 e vou olhar algumas outras ações para entrar na carteira.

O lance da GOLL pensei que ia ser bom, q ia conseguir uma operação vencedora em curto prazo... me dei mal... Não curto aviação também não (apesar de ser meu meio de transporte para visitar a Sra. Investidora :P, comprando com antecedência, os preços ficam mais vantajosos em relação aos ônibus ;D)

A HYPE3 foi uma empresa que tentou ser a Unilever brasileira, mas não conseguiu entrar no mercado fechado da Unilever e P&G... isso derrubou ela, porém creio que irá se reestruturar. Não é uma ação que eu quero ter por toda a vida (como a ETER3, por exemplo)... A HYPE3 foi comprada por mim com o objetivo de valorização, depois que atingir o alvo, venderei e destinarei para ações mais seguras.

Quanto a OGX, eu comprei pela alta que virá com a produção do primeiro petróleo (inclusive já está com contrato fechado com a Shell e talz...). Segue o mesmo esquema da HYPE3, depois que se valorizar, eu pulo fora. Não gosto de empresas que NECESSITAM gastar em pesquisa e desenvolvimento para poder funcionar...

Ações no Radar (cada dia mais, nós investidores estamos inserindo tua filosofia :P): Multiplus, Equatorial Energia, Eternit e algum banco, talvez o BB...

Abração

P.S.: Fique à vontade para expor sua opinião. VIVA A DEMOCRACIA!!! :P

Olá O Investidor
Entendi seu ponto de vista. O bom da internet é que encontramos várias pessoas com um ponto de vista diferente. De forma alguma tentei impor meu modo de investir. Apenas expressei minha opinião, e você tem seus motivos no seu modo de investir assim como eu também tenho. Eu, você e todos os blogueiros que adicionamos em nossas listas estamos aprendendo uns com os outros.
Espero que sua estratégia dê certo e que tenhamos um ótimo 2012.

Abraços

Olá AP!!!

Sei que não impusesse teu modo de investir. Te chamei de mentor pois, graças à sua planilha de cotas eu irei cotizar minha carteira e também incorporei sua filosofia do Radar, akelas ações que serão os próximos alvos. Eu inclui outros investidores na fala, pois eu tenho visto sua planilha e o próprio radar em outros blogs, e todos mencionam a fonte "Além da Poupança". Só tenho a agradecer e parabenizá-lo.

Sou aberto a críticas e sugestões de todos vocês, sei que não há a melhor análise, a melhor técnica, mas, juntando todos os nossos conhecimentos, chegaremos a algo que seja bem rentável. Para chegarmos a esse ponto, só discutindo e estudando a cada dia mais.

Um abração
Ótimo 2012 pra ti tb

Postar um comentário