quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atualização referente ao mês de Agosto/11

Chegou o momento mais esperado dos blogueiros. A atualização mensal da carteira. Não farei os gráficos bonitos, mas espero que seja entendível. Como eu comecei no dia 12 de julho, porém não tinha blog na época, irei considerar hoje como dia final de um mês, entretanto estará bem explicado o rendimento mensal. Isso para que meus rendimentos, daqui por diante, coincidam com o final do mês e não mais com os dias 12.


Quanto ao aporte do dia 12 de julho de 2011, em fundo de renda fixa
Meus investimentos começaram no dia 12 de julho de 2011, quando aportei R$ 230,00 num fundo de renda fixa (sendo R$ 30,00 do meu irmão de 14 anos, a quem me confiou o gerenciamento dos investimentos, garanto a ele um rendimento de 0,8% a.m e arco com todos os custos e impostos)

12 de agosto (um mês após): Eu tinha no fundo R$ 232,31 (rendimento de 1%)
31 de agosto (com rendimento até dia 30 de agosto): R$ 233,52 (rendimento de 0,52% em 18 dias. Cálculo efetuado: R$ 233,52 (valor final) - R$ 232,31 (valor inicial do novo período) = R$ 1,21 (rendimento, em reais, no novo período de 18 dias), 1,21/232,31 = 0,005208 = 0,52%.

Valores do saldo bruto, pois os valores líquidos incluem uma alíquota de IR que eu não irei pagar agora, já que irei resgatar com a alíquota de 15%.

Quanto ao aporte do dia 04 de agosto de 2011, no mesmo fundo (na época eu não pensava na diversificação e, eu gostava dos rendimentos de 1% a.m. do fundo, hoje percebo que posso ter esse rendimento e a possibilidade, pela diversificação, de aumentá-lo):

Aportei R$ 120,00 em 04.08.2011 (cota adquirida em 05.08.2011)
Hoje, 31.08.2011 (com rendimento até o dia 30.08.2011): 120,94 [rendimento de 0,78% em 25 dias (cotização D+1)].

Aportei R$ 385,00 na corretora MyCap (corretagem R$ 5,00. Custódia free), no dia 24.08.2011. Me aproveitei da promoção que não me cobrava corretagem. Logo, as transações foram free. Agora em diante, só farei movimentações via Bovespa uma vez a cada 3 meses (priorizarei os fundos imobiliários, após eu receber uma quantia, por alugueis, superior à custódia de R$ 6,90 cobrada na XP, passarei pra lá, onde tem um plano [o universitário] que as corretagens são de graça.

Com isso eu comprei:

Fundos Imobiliários
FFCI11: 102 cotas
FLMA11: 75 cotas

Ações

1 ELPL4
5 OGXP3 (sendo 2 OGXP3 do meu irmão, pois ele me deu R$ 20,00 em agosto para investir, 2 OGXP3 dá 22,30, ele irá me pagar a diferença depois. Aqui, eu terei 20% dos lucros da ação)
25 MLFT4

Estou alavancado em R$ 21,32. A soma das compras na Corretora deu R$ 406,32


Meus aportes nesse mês foram mais generosos, pois eu pretendi me aproveitar da promoção da corretora, mas, geralmente, girará em torno de R$ 150,00 por mês (mês de setembro talvez eu não aporte, pois os aportes em Agosto [485,00] são mais que suficientes para 3 meses. Voltarei a aportar em outubro, com uns R$ 100,00 ~ R$ 150,00 [quem sabe mais, meus rendimentos são variados, por isso não tenho como estimar um valor fixo de aporte]

As ações serão utilizadas no sistema B&H, pretendo resgatá-las em 2014, 2015 (ou numa grande alta em algum dia próximo, para me satisfazer dos lucros)

Os Fundos Imobiliários serão resgatados na mesma época, os rendimentos mensais serão reinvestidos na carteira, podendo alocar em RF, Ações ou FII.

O fundo de renda fixa eu o considero como minha poupança. Taxa de administração de 0,6% a.a.. Será onde mais irei depositar: a cada 3 meses, 2 meses de aportes serão nele, 1 mês em RV.

Carteira

R$ 760,78

Dos quais: R$ 288,63 alocados em FII (37,94%)
R$ 117,76 alocados em Ações (15,48%)
R$ 354,46 alocados no Fundo de Renda Fixa (46,58%)

É isso aí.

Vamo que vamo!

Abração a todos


6 comentários:

Legal, li tudo... bem explicadinho! rs
Achei muito legal seu irmão mais novo confiar o dinheiro dele na sua gestão! rs

Se tivesse pensado em investir sério há 15 anos atrás hoje estaria tranquilo...

Mas não estou reclamando... vou fazer com que os próximos 15 anos da minha vida sejam melhores aproveitados que os ultimos... não só nos investimentos, mas nos estudos, no trabalho no convívio com a família, etc...

Abraço e obrigado pela visita no meu blog...

correção... "sejam melhor aproveitados"

KKk. Correcao a tempo.kkkk.valeu IA,eu falei pro meu irmao q isso o ajudaria no futuro,pra faculdade ou qlqr outra coisa.jah jah meus pais me capitalizarao tb.eles ganhariam mais q uma poupanca e eu ganharia ainda mais,pois o fundo rende,no minimo, 0,8%,dificilmente rendeu abaixo.quero msm gerir o meu avo (100k em poupanca,mas eh mt kbca dura,mas vamo q vamo,kkk)to vendo com meu amigos,quero fazer q nem buffett,que na primeira sociedade ele entrou com apenas 100 dolares dos 100k capitalizados.vamo q vamo. Abracao.

Oi Investidor, estou começando a acompanhar seu blog hoje, estou gostando comecei a ler as primeiras postagens suas, pois estou querendo começar a investir agora em fevereiro de 2012, estou acompanhando outros blogs tambem do mesmo tipo para mim situar e intender melhor sobre investimentos, gostaria de trocar umas ideias com vc melhor e pegar umas dicas, vc tem msn ou orkut ou facebook? obrigado, fico no aguardo, valeu abraço.
gostei do seu blog. logo estarei fazendo um blog tambem para mim e começar a postar o meu caminho.

Grande Edson, seja bem vindo.

Com certeza, nós blogueiros estamos sempre dispostos a trocas de ideias. Para me manter no anonimato, qualquer contato pode ser feito por aki. Eu responderei o quanto antes ;)

Abraços...

Boa caminhada pra ti

ok, de qualquer forma, este aqui é o meu blog que vou começar a fazer vou está seguindo seu blog, valeu abraço.

Postar um comentário