sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Planejamento. Atualização referente ao mês de Setembro de 2011

KKKKKKKK... Eu endoido vocês. Falo uma coisa e faço outra. Desisto e depois volto atrás. Faz parte da indisciplina e, ainda mais, da emoção na hora que dá o clique. Eu me arrependo de ter vendido minhas cotas de FII's e minhas ações compradas no final de agosto. Chorei (de forma conotativa gente), voltei atrás. Perdi dinheiro nas corretagens e nas más vendas realizadas. Serviu-me de aprendizado e, espero, que agora eu siga o planejamento de: 


Mês+ 0 Fundo de Renda Fixa (que me rende por volta de 0,9% e tem uma taxa de administração de 0,6% a.a, gosto muito dele) 
Mês + 1 FII's 
Mês + 2 Ações 
Mês + 3 Fundo de Renda Fixa 
Mês + 4 Fundo de Renda Fixa 
Mês + 5 FII's . . . 


Planejo deixar minha carteira com:


65% RF
25% FII
10% Ações (com intenção de dividendos, tirando a OGXP3, que eu tenho xodó por ela, ainda irei comprá-la)


Os aportes girarão em torno de R$ 150,00 por mês, tenho rendimentos variados, não tenho como estimar uma quantidade X... Caso dê pra eu aportar mais, irei fazê-lo. Vamos ao que nos interessa. 


Contrariando a previsão feita, eu retirei uma parcela do fundo de renda fixa, para pagar umas dívidas (fiz um empréstimo a mim mesmo, estou cobrando de mim 10% a.m, ou seja, quando eu repor ao fundo, irei incluir os 10% a cada mês que eu demorar, ideia copiada do comentário na CBN: COBRE JUROS DE VOCÊ TAMBÉM, porém com uma taxa mais reduzida :P ), aproveitei uma parte e reinvesti em FII e Ações (novo erro, deveria ter seguido o planejamento dito acima, mas... vamo que vamo!!!) 


Eu excluí (de vergonha :$) o post das vendas feitas. Meu mês de Setembro começou sem as posições em ações e FII's. (oww gente, perdoem-me, sou iniciante, já disse que me arrependo? kkkk) 


Aportes feitos: 392,75 (boa parte veio das vendas do mês passado) 


Quanto ao rendimento inicial 
 R$ 354,46 alocados no fundo de renda fixa --> R$ 357,63 (ou 0,89% a.m) 


Quanto ao aporte no fundo de renda fixa realizado no dia 12.09.2011 
Aporte de R$ 148,31 --> 149,14 (ou 0,56% em 17 dias, do dia 13.09.2011 até 30.09.2011) 
Total em renda fixa: R$ 506,77 


Quanto às compras de FII's 
Foram compradas, no dia 29.09.2011, 100 cotas de FFCI11, a R$ 1,71, porém rendimentos só em outubro (estimados em R$ 1,15 ou 0,67%) 


Total em FII's: R$ 171,00


Quanto às compras de Ações 
Foram compradas, 29.09.2011, 9 ETER3 a R$ 8,16, totalizando 73,44 Cotação em 30.09.2011 R$ 8,23 {ou seja, R$ 0,63 ou 0,86% [(0,63/73,44) * 100]}                  


Total em Ações R$ 74,07 


Carteira (quase dentro do planejamento de 65/25/10, porém está em plena construção, irei diversificar ao longo dos meses): 


R$ 506,77 em Fundo de Renda Fixa   (67,41% do total) 
R$ 171,00 em Fundo Imobiliário         (22,72% do total) 
R$ 74,07 em Ações                                 (9,852% do total) 
_____________________ 
Total: R$ 751,84 


Rendimento da Carteira em relação ao mês passado (vale salientar que eu perdi dinheiro devido às corretagens e as %#$@# operações que fiz... das quais me arrependo :/): - 1,175% 


Rendimento da Carteira no mês: 0,619% (incluindo os FII's) ou, 

o que acho mais justo, pois os FII's só renderão mês que vem


0,802% (para tal cálculo, exclui a porção dos FII's, reponderei os demais investimentos e minha carteira ficou com R$ 580,84) 


Espero que tenham entendido. 
Espero que eu tenha aprendido. 
Vamo que vamo gente!!!! 
Abração a todos. 
Bom mês de outubro a todos vocês!!!
Que Deus vos abençoe!!!

8 comentários:

Pelo menos vc anda aprendendo com pouco dinheiro em jogo...
Mas com essa quantia, eu invistiria primeiro só em RF.

Abs

Eu mesmo já errei muitas vzs e sei que vou errar novamente e quem nunca errou que atire a primeira pedra!

Força!
abços

ITM

ID: Tb pensei em ficar apenas na RF.
Porém no RF tem o sistema come-cotas e o I.R. de 15%. Ele rendendo 0,8% ~ 1%, tem rentabilidade líquida de 0,68% ~ 0,85%.

Um fundo de investimento imobiliário tem uma rentabilidade entre 0,7 ~ 0,9%, líquidos de I.R.

Praticamente a mesma rentabilidade do fundo de RF e o Fundo de investimento imobiliário. Contudo vejo duas vantagens no FII's:
- Não há o come-cotas;
- Aluguéis de FII's são reajustados por IGP-M.

Por isso que estou diversificando para FII's.

Quanto às ações, são 10% apenas de minha carteira, é apenas uma iniciativa para tentar uma rentabilidade maior (sem falar que estou buscando boas pagadoras de dividendos, caso eu fique com as ações, elas rendem 16% em média, por dividendos, o que TAMBÉM é líquido de I.R.). Caso não der certo, foram apenas 10% da carteira.

Ou seja, as ações tem as vantagens de:
- os dividendos serem líquidos de I.R. (estou buscando ações com DY acima de 10%, o que ao mês dá 0,83%, LÍQUIDOS de I.R.)

- caso elas estejam num valor muito bom a ponto de vendê-las (o que acho pouco improvável, pois quero me casar com as ações :P, viver dos dividendos dela), poderei ter ganhos bem maiores que o fundo de RF (nesse caso incide o I.R., porém é uma rentabilidade SUPERIOR (muito superior) ao fundo de RF.

Msm assim, obrigado pela sugestão.

Abração

ItM: Né? Todos já erraram mesmo, como o ID falou, ainda bem que eu errei com pouco dinheiro. =D (mas ainda assim preferia aprender com o erro dos outros :P) Não errar é quase que impossível.

Abração!
Vamo que vamo!!

Investidor,

Os FIIs, todo mundo anda falando que é uma boa mesmo. Irei inclui-los em breve.

Só citando, o tesouro direto não há come-cotas:
http://investidordefensivo.blogspot.com/2011/07/o-efeito-do-come-cotas-no-retorno-dos.html



Que fundo é esse que está te dando 0,9% ao mês em RF? To desconfiado disto.Ainda mais com quantias
pequenas. Melhor vc fazer as contas. Estou de trucando!rs
Com pouco dinheiro, até acho melhor fazer as contas. Sempre acho que em RF, sem contar os FIIs que não são puramente RF, a melhor opção em rendimento seria tesouro direto ou poupança, dependendo do valor aportado.


http://investidordefensivo.blogspot.com/2011/02/poupanca-nem-sempre-e-o-melhor.html


Sobre investir em ações, não estou te recriminando não. Acho até melhor fazer isto do que o pessoal
que indicar brincar nesses sites de simulações na bolsa. Simulação é simulação.
Quero ver o cara ter sangue frio de verdade ao ver seu dinheiro caindo.
Isso que é treinamento.

Abs!

Errar é humano. Já errei muitas vezes (e continuo errando) e isso é a coisa mais normal do mundo. Com o tempo a gente vai aprendendo com nossos erros e com os erros dos outros.
Parabéns pela disciplina e determinação.

Abraços

ID: Os FII's são uma boa mesma, pois é quase que sem riscos também e líquidos de I.R.

Aham, conheço o fato de que o TD não tem o sistema come-cotas, mas meu aporte é baixo para comprar um Título que renda bem, não tem como eu ficar carregando o título nem como eu o liquidar quando precisar. O fundo de renda fixa o resgate é em D+0, logo, quando eu precisar é só solicitar e receber.

O fundo é da Geração Futuro (https://online.gerafuturo.com.br/onlineGeracao/PortalManager?show=produtos.geracao_produto_performance)

Portfólio 100% em títulos públicos, em LFT.
Taxa de administração: 0,6% a.a
Aplicação mínima: R$ 100,00

A única desvantagem pro investimento direto nos títulos é o sistema come-cotas. Gosto muito desse fundo e o atendimento deles é muito bom, super atenciosos.

Qt a sugestão, entendi como ponto de vista mesmo, não como recriminação. Tá de boa. Sou da paz :P, quero mais é que me critiquem e que me apontem falhas e me deem sugestões, para isso, também, que serve um blog e nossa troca de ideias. Sou totalmente contra essa troca de farpas de blogueiros que se acham os imbatíveis e talz... Estamos no mesmo barco, sofremos as mesmas coisas, passamos pela mesma situação, outros mais, outros menos... Fique à vontade para sugerir e criticar e opinar, por favor, não quero nem espero que penses que imaginei como recriminação. ;)

AP, valeu por suas palavras, de fato todos erraremos ou já erramos alguma vez na vida, o que mas importa é saber como sair do erro, usá-lo a seu favor, para aprendizado.

Abração a todos!

Vamo que vamo!

Até hoje erro bastante, mas aprendí que a maioria dos erros foi devido a falta de controle emocional. É muito importante, ao querermos entrar no mundo dos investimentos termos conhecimento, planejamento, disciplina e muito... mas muito controle emocional. Seja com pouco ou muito capital investido, tente não perder dinheiro...rsss.

Só para te provocar: com um capital abaixo de R$10.000, jovem e com garra para aprender, não é melhor investir apenas em ações?

Bons investimentos

G65

Olah. Boa noite. Primeiramente,parabeniza-los pelo blog e pela excelente gestao da carteira. Em segundo lugar,agradecer pelo post e, em terceiro lugar, eu n invisto 100% em acoes pq eu quero usar o dinheiro em 2014/2015,pois irei me casar.mas talvez seja bom eu me expor mais q 10% da carteira.talvez ateh uns 30%.vamo q vamo!!! Abracao,bons negocios.

Postar um comentário